Você chegou na puberdade e percebeu que sua pele está áspera?
Já não tem aquela pele lisinha da infância?
Começou a notar umas “bolinhas” ou cravinhos na testa, nariz, bochechas e queixo? Há bolinhas com pus ou bolinhas vermelhas na zona central do rosto?
Tem dias em que simplesmente você não quer sair de casa ou ir àquela festa de aniversário com receio de que todo mundo vá notar seu rosto?
Eu também já passei por tudo isso e te entendo bem!
A acne é uma condição extremamente comum na adolescência: afeta até 85% dos indivíduos entre os 12 e 24 anos de idade!
Durante esta fase tão especial de nossas vidas (conselho: curta esta fase porque passa muito rápido, temos um boom de emoções positivas e também negativas: tudo faz parte da jornada), nosso corpo está em transformação e isso se deve principalmente pelos hormônios que estão em ebulição. Eles vão atuar nas glândulas sebáceas aumentando a produção de sebo, de ceratina na pele e até mesmo o aumento da resposta inflamatória a uma bactéria que temos normalmente no rosto (Cutibacterium acnes).
Eu diria que mais do que um diagnóstico preciso, a alimentação é um ponto chave no tratamento. Não adianta somente eu passar um skincare junto com as medicações se você não fizer o dever de casa e não controlar a alimentação, ok? Então a seguir vão dicas de que alimentos influenciam na acne.
Alimentos que pioram a acne:
Quanto mais precoce for a sua busca por tratamento, melhor. Alguns tipos de acne podem deixar o rosto marcado com manchas e cicatrizes (fundinhos na pele), condições um pouco mais difíceis de tratar.
A Dra. Silvia Nakajima é Mestra em Dermatologia Tropical. Portanto procure um Dermatologista Especialista em Doenças de Pele que tenha experiência e qualificação.