Existe uma procura bem grande no meu consultório para tratamento de acne.
Dependendo do caso, indico o Roacutan (isotretinoína). Ainda hoje sou surpreendida por reações negativas a este medicamento.
Sim, como qualquer medicamento (qualquer mesmo! Até mesmo uma simples dipirona) pode haver efeitos colaterais.
Mas a questão é: você não lidará com eles sozinho. Esta medicação é controlada, não é vendida livremente no balcão da farmácia e há documentos necessários antes de comprá-lo. E o mais importante: existe um(a) dermatologista que vai te acompanhar ao longo dessa jornada e te dará suporte caso algo aconteça. Ok? Mais uma vez: você não está sozinho(a).
Ele é indicado para acne grave ou que não responda ao tratamento convencional OU que ao suspender o tratamento, a acne recidive OU na acne que está deixando o rosto marcado com cicatrizes.
Esta é a medicação mais completa, que atua através de 4 mecanismos da formação da acne, por isso ela é tão assertiva! A duração do tratamento é de 6 a 9 meses, dependendo da resposta de cada paciente.
Nos primeiros 3 meses de tratamento, poderá haver uma piora da acne para então gradualmente observar-se a melhora.
Como este remédio atrofia as glândulas de gordura, sua pele do rosto e corpo poderão ficar ressecados. A imagem que todos têm é de lábios ressecados, vermelhos, doloridos. Ok, mas para contornar tudo isso há hidratantes que ajudam a controlar o quadro.
Poderá ressecar os olhos, dando sensação de cisco ou areia nos olhos ou olho ressecado mesmo. Há necessidade de lubrificantes oftalmológicos para prevenir rachaduras na córnea.
Se dentro do nariz ficar muito ressecado, poderá haver sangramento.
Poderá haver um aumento da queda de cabelo que melhorará depois de finalizado o tratamento. Obs: Isso não te deixará careca.
Um dos efeitos adversos mais temerosos é a teratogenicidade, que é a malformação de bebês. A mulher em idade fértil não pode engravidar antes, durante e até 2 meses depois de finalizado o tratamento. Desta maneira, a associação de pelo menos 2 métodos contraceptivos se faz necessária.
Como o remédio é metabolizado no fígado, temos que avaliar com regularidade como está o funcionamento deste órgão.
Poderá ocorrer aumento do colesterol e do trigliceridio.
Não foi comprovada a associação de roacutan com depressão. A questão é que os pacientes com acne podem ter autoestima prejudicada e os pacientes que precisam do roacutan geralmente têm uma acne mais grave.
Veja bem, não estou dizendo que você tem que usar este remédio. É o(a) seu dermatologista que avaliará a necessidade. Porém, algumas informações devem ser desmistificadas.
Ah, o roacutan não deixa a pessoa estéril (tornar incapaz de engravidar ou um homem engravidar uma mulher).
Quando bem indicado e acompanhado de perto com a regularidade em consultas, na maioria dos casos a jornada de tratamento é muito tranquila.